Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar as representações sobre o corpo presentes nas campanhas publicitárias de promoção turística empreendidas pela EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo – no período de 1966 a 2002. Os resultados da tese são apresentados em forma de artigos. O primeiro caracteriza-se como uma pesquisa exploratória acerca dos estudos que abordam a temática das representações sobre o corpo presentes nas campanhas publicitárias de promoção turística empreendidas pela EMBRATUR no período entre 1966 e 2002. Os resultados indicam que a temática vem sendo evidenciada e reconhecida em uma perspectiva crítica e interdisciplinar, mas apresentam ausência de análises comparativas entre as campanhas publicitárias do Brasil e de outros países, o que sugere a necessidade de ampliação da análise sobre as relações entre o contexto histórico brasileiro e o cenário internacional. O Artigo 2 analisa a influência do contexto internacional no processo de institucionalização da atividade turística no Brasil no século XX. O estudo caracteriza-se como uma análise qualitativa e histórica, elaborada a partir de uma revisão bibliográfica e documental. Os resultados atestam que as políticas nacionais de turismo no Brasil possuem relações com a nova ordem mundial estruturada no processo de globalização econômica, intensificado a partir da segunda metade do século XX. O Artigo 3 analisa as representações sobre o corpo presentes em anúncios publicitários veiculados na revista World Travel – Tourisme Mondial. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória qualitativa e quantitativa. Foi realizada uma consulta ao acervo da biblioteca digital da Organização Mundial do Turismo (OMT), que possui 165 edições da revista World Travel – Tourisme Mondial compreendendo o período entre 1954 e 1986. Os resultados indicam que a erotização de destinos turísticos não são, naturalmente, apenas impostas aos países, mas são comumente geradas pelos governos e pela indústria do turismo para destacar as diferenças locais e distinguir lugares de outros destinos turísticos. O Artigo 4 analisa as representações sobre o corpo presentes em brochuras turísticas produzidas, editadas e/ou apoiadas pela EMBRATUR no período entre 1966 e 2002. Caracteriza-se como uma pesquisa exploratória qualitativa e, complementarmente, quantitativa. As fontes utilizadas foram coletadas a partir da consulta ao acervo do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília – CET/UnB e do Centro de Documentação da Organização Mundial do Turismo – OMT. Os pressupostos metodológicos que estruturam a discussão são a análise de conteúdo e a abordagem semiótica. Os resultados indicam que as estratégias adotadas pelo órgão governamental no período objetivaram destacar as singularidades locais a partir das antigas relações coloniais de domínio ocidental, como uma resposta às transformações amplas e dinâmicas que caracterizaram o turismo internacional na segunda metade do século XX. Este estudo aponta que a imagem do Brasil como um destino turístico não é um resultado direto e autônomo das representações de marketing, mas está ligada a processos históricos, políticos e culturais que se consubstanciam em representações sobre o corpo.


 

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