Não sou “faixa-preta”, e agora? Uma proposta didática sistematizada para as lutas no ensino fundamental
Por Ana Carolina Correia da Silva Rabelo (Autor), Bruno Fernandes Antunez (Autor).
Resumo
O ensino das lutas na Educação Física escolar ainda enfrenta desafios expressivos, sobretudo em razão das fragilidades na formação docente e da escassez de materiais de apoio com aplicabilidade prática. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática sistematizada para o trato com as lutas no ensino fundamental, evidenciando como os jogos de luta, enquanto instrumento metodológico, podem contribuir para superar as inseguranças e dificuldades decorrentes das lacunas formativas dos professores. A construção do modelo resulta da articulação entre a análise da literatura especializada, o diagnóstico das necessidades de docentes em Palmas-TO e fundamentos teóricos como o modelo pendular adaptado às lutas, a classificação das lutas por distâncias, ações e intenções, e as dimensões do conteúdo. Ao propor uma estrutura progressiva e coerente, este trabalho configura-se como um recurso didático de apoio que auxilia o professor a compreender o que ensinar, quando ensinar e por que ensinar as lutas, promovendo maior autonomia, segurança e intencionalidade pedagógica, e contribuindo para a formação integral dos estudantes