Natação Adaptada: Desenvolvimento e Finalidades
Por Camila Senhorini Medeiros (Autor), Mariana Piculli (Autor), Décio Roberto Calegari (Autor).
Resumo
Define-se por natação a "capacidade de se locomover sob e sobre a água de forma segura e independente de acordo com suas potencialidades e respeitando suas limitações." (COSTA, 2008). Tal definição é utilizada tanto para a natação convencional quanto para a natação adaptada, neste caso, ainda mais evidente as potencialidades e limitações de cada praticante. Na piscina, as pessoas com necessidades especiais conseguem, muitas vezes, realizar movimentos que em outro ambiente não conseguiriam. Locomover-se sem grandes esforços dentro da água, torna-se possível, pois sua propriedade de sustentação (empuxo) e a quase total eliminação da gravidade, facilitam a execução de movimentos. Nas aulas de Natação do PROEFA-UEM, é necessário que cada professor determine claramente o objetivo e especificidade do trabalho e trato com cada aluno (terapia ou treinamento). Por meio da Ficha de Anamnese, preenchida ao início das práticas esportivas, o professor tem acesso e conhecimento das possíveis limitações de cada aluno. Diante disso, definidas as estratégias e caminhos para o andamento de cada aula, este estudo pôde reconhecer o intuito de cada atleta dentro da piscina, além de possibilitar uma análise referente à idade e gênero dos alunos praticantes da modalidade Natação no PROEFA – UEM.