Resumo

Com o aumento da produção de informações, principalmente no âmbito científico, a utilização de métodos cientométricos e bibliométricos são relevantes meios para se quantificar e analisar os impactos e lacunas do conhecimento produzido. Objetivos: Identificar os tipos de produção acadêmica em badminton no contexto escolar, na área da Ciências do Esporte, em sites de Programas de Pós-graduação em Educação Física, Bibliotecas e Repositórios Institucionais existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Referencial teórico: O badminton é uma modalidade esportiva em ascensão, tanto na área científica quanto prática. De acordo com as normativas do ensino no Brasil esse esporte se insere no rol de práticas corporais a serem ensinadas na Educação Física Escolar, pertencente a categoria de esporte de Rede/quadra dividida ou parede de rebote. Atualmente identificou-se dois estudos que desenvolveram pesquisas bibliométricas e cientométrica, voltados para a modalidade, entretanto com especificidade de busca distinta, do que é proposto na construção desta pesquisa. Materiais e métodos: O estudo caracterizou-se como quantitativo, do tipo exploratório e descritivo dos dados. Determinou-se como campo de investigação nacional os estudos publicados entre os anos de 1991 a 2022 em sites de Programas de Pós-graduação em Educação Física, Bibliotecas e Repositórios Institucionais existentes nas IES Para o refinamento das buscas utilizou-se os termos “Badminton”, “Escolar” e “Esportes de rede”. Os dados levantados foram tratados em uma planilha do Microsoft Excel Stanter 2010. Resultados e Discussão: Identificou-se 93 estudos, porém apenas 17 se enquadravam as especificações, distribuídos em bibliotecas (4), repositórios institucionais (11), Programa de Pós-Graduação (2). Constou-se uma prevalência de produções na região Sul, com 41,2% dos achados nacionais (7), seguida da região Sudeste, com 35,3% (6), Nordeste, com 17,6% (3) e Centro-oeste, com 5,9% (1), enquanto não se encontrou nenhum estudo na região Norte do país. A prevalência de produções acadêmicas nas regiões Sul e Sudeste, pode estar relacionada ao maior quantitativo de IES nessas regiões. Quanto ao tipo de produção, os TCC apresentaram maior porcentagem com 47% da amostra (8), seguidos das dissertações com 17% (3), os artigos contabilizando 12%. Os demais tipos de produção revelaram o mesmo quantitativo, sendo uma publicação para resumo, tcc de especialização, tese de doutorado e livro, cada um deles apresentando o mesmo percentual dos achados, sendo 6%. Conclusão: O método cientométrico e bibliométrico foi capaz de quantificar as produções científicas sobre o badminton no contexto escolar. Os achados ainda apontam que os TCC são a fonte com maior número de produção acadêmica sobre o badminton escolar.