Níveis e tipo de produção acadêmica no badminton em contexto escolar nas macrorregiões do Brasil
Por Geovanna Shannayra de Souza Silva (Autor), Tatiane Mazzardo (Autor), Layla Maria Campos Aburachid (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
Com o aumento da produção de informações, principalmente no âmbito científico, a utilização de métodos cientométricos e bibliométricos são relevantes meios para se quantificar e analisar os impactos e lacunas do conhecimento produzido. Objetivos: Identificar os tipos de produção acadêmica em badminton no contexto escolar, na área da Ciências do Esporte, em sites de Programas de Pós-graduação em Educação Física, Bibliotecas e Repositórios Institucionais existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Referencial teórico: O badminton é uma modalidade esportiva em ascensão, tanto na área científica quanto prática. De acordo com as normativas do ensino no Brasil esse esporte se insere no rol de práticas corporais a serem ensinadas na Educação Física Escolar, pertencente a categoria de esporte de Rede/quadra dividida ou parede de rebote. Atualmente identificou-se dois estudos que desenvolveram pesquisas bibliométricas e cientométrica, voltados para a modalidade, entretanto com especificidade de busca distinta, do que é proposto na construção desta pesquisa. Materiais e métodos: O estudo caracterizou-se como quantitativo, do tipo exploratório e descritivo dos dados. Determinou-se como campo de investigação nacional os estudos publicados entre os anos de 1991 a 2022 em sites de Programas de Pós-graduação em Educação Física, Bibliotecas e Repositórios Institucionais existentes nas IES Para o refinamento das buscas utilizou-se os termos “Badminton”, “Escolar” e “Esportes de rede”. Os dados levantados foram tratados em uma planilha do Microsoft Excel Stanter 2010. Resultados e Discussão: Identificou-se 93 estudos, porém apenas 17 se enquadravam as especificações, distribuídos em bibliotecas (4), repositórios institucionais (11), Programa de Pós-Graduação (2). Constou-se uma prevalência de produções na região Sul, com 41,2% dos achados nacionais (7), seguida da região Sudeste, com 35,3% (6), Nordeste, com 17,6% (3) e Centro-oeste, com 5,9% (1), enquanto não se encontrou nenhum estudo na região Norte do país. A prevalência de produções acadêmicas nas regiões Sul e Sudeste, pode estar relacionada ao maior quantitativo de IES nessas regiões. Quanto ao tipo de produção, os TCC apresentaram maior porcentagem com 47% da amostra (8), seguidos das dissertações com 17% (3), os artigos contabilizando 12%. Os demais tipos de produção revelaram o mesmo quantitativo, sendo uma publicação para resumo, tcc de especialização, tese de doutorado e livro, cada um deles apresentando o mesmo percentual dos achados, sendo 6%. Conclusão: O método cientométrico e bibliométrico foi capaz de quantificar as produções científicas sobre o badminton no contexto escolar. Os achados ainda apontam que os TCC são a fonte com maior número de produção acadêmica sobre o badminton escolar.