Nível de Atividade Física no Lazer dos Professores de Educação Física do Ensino Básico
Por Lúcio Kerber Canabarro (Autor), Marilda Borges Neutzling (Autor), Airton José Rombaldi (Autor).
Em Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - RBAFS v. 16, n 1, 2011.
Resumo
Introdução: Estimar o nível de atividade física é importante para o planejamento de intervenções, no entanto há poucos trabalhos que investigam o comportamento de professores neste aspecto. Objetivo: verificar, através de um estudo transversal, o nível de atividade física no lazer dos professores de educação física do ensino básico que atuam na zona urbana da cidade de Pelotas - RS. Método: estudo de caráter censitário, que utilizou o IPAQ (International Physical Activity Questionnarie) longo para verificação do nível de atividade física no lazer destes profissionais. Resultados: 188 professores responderam o questionário, 61,3% do sexo feminino, 55,4% concluíram pós-graduação e 56,4% foram classificados como ativos no lazer. O nível de atividade física no lazer, na análise ajustada, apresentou associação inversa com tabagismo (p=0,04) e direta com autopercepção de saúde (p=0,001). Conclusão: os professores apresentaram um nível de atividade física no lazer superior aos encontrados na população de Pelotas e não demonstraram os mesmos fatores de risco para inatividade física que a população em geral.