Resumo

Introdução: Um bom nível de aptidão física é exigido não somente para o desempenho da pratica esportiva, mas é também fator primordial para se manter boas condições de saúde. Objetivo: Comparar os níveis de aptidão física de alunos regulares (R) e que praticam atividade física no contraturno (CT). Metodologia: Pesquisa descritiva realizada com 105 escolares (R=69; F=36) com idade entre 8 e 10 anos da Escola Municipal Nerasi Menin Calza, em Palmas/PR. Foram avaliadas a flexibilidade, força abdominal, aptidão cardiorrespiratória e índice de massa corporal (IMC), conforme protocolo do PROESP-BR (2016). A estatística descritiva de frequência e percentual foi aplicada para efetuar as comparações. Resultados: O grupo R apresentou melhores índices médios na aptidão cardiorrespiratória e no IMC, enquanto o Grupo CT obteve melhor percentual na aptidão cardiorrespiratória. A flexibilidade apresentou excelentes índices para ambos os grupos. Destaca-se como preocupante o escore médio negativo do grupo R na força abdominal e do grupo CT na aptidão cardiorrespiratória (52,2% e 55,6% na zona de risco, respectivamente). Na análise geral, a flexibilidade e o IMC apresentaram mais alunos na zona saudável enquanto na força abdominal e aptidão cardiorrespiratória observou-se um elevado número de alunos na zona de risco. Conclusão: Não se observaram benefícios significativos para o acréscimo de atividades em contraturno. Os resultados indicam a necessidade de acrescer mais atividades voltadas ao desenvolvimento da aptidão cardiorrespiratória e exercícios de força, para ambos os grupos analisados.

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