Nível de atividade física e sintomas de depressão, ansiedade e estresse em indivíduos com covid longa: existe associação?
Por Katia Bilhar Scapini (Autor), Wilian de Jesus Santana (Autor), Leonardo Lima (Autor), Diego Leandro Lovatto (Autor), Aylton Figueira Junior (Autor), Alexandre Bosquette Gomes (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
: Além dos efeitos agudos decorrentes da infecção do vírus SARS-CoV-2, uma parte dos infectados apresenta sintomas que podem perdurar por até dois anos após a infecção, fenômeno denominado COVID Longa (CL). Alguns desses sintomas se relacionam a efeitos multiorgânicos induzidos por transtornos mentais e síndromes que afetam a saúde mental, como a depressão, ansiedade e estresse. Parece existir uma associação entre o nível de atividade física (AF) e risco de desenvolvimento de CL, bem como baixa capacidade funcional e mortalidade. Objetivo: Avaliar o nível de AF, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em indivíduos adultos de ambos os sexos com sintomas de CL. Procedimentos Metodológicos: Foram avaliados 42 indivíduos (18 mulheres e 24 homens; média de idade 49,85+16,51. Foram separados em: grupo com CL (CCL; n=18 mulheres; 51,84+15,21 anos; n=19 homens;54,73+14,63 anos) e grupo sem CL (SCL; n=5 mulheres; 33,40+13,29 anos; n= 5 homens;42,6+20,74 anos). Os critérios de inclusão foram: diagnostico positivo de COVID-19; maior 18 anos; exclusão: não responder todos os inquéritos. Os sujeitos responderam os questionários online: A) informações pessoais; B) percepção de saúde geral (relacionado aos fatores de risco: tabaco, consumo de álcool; cirurgia prévia); C) nível de AF (IPAQ-versão curta); D) informações relacionadas à COVID-19 (dados sobre vacinação, diagnóstico positivo; sintomas); E) sintomas relacionados a transtornos mentais (DASS-21 -Depression, Anxiety and Stress Scale). A associação entre as variáveis de idade, IMC, presença de doenças crônicas, sintomas de CL, nível de AF e sintomas de depressão, estresse e ansiedade foram analisadas pela correlação Linear de Pearson e Spearman de acordo com a normalidade dos dados. A comparação entre indivíduos CCL e SCL foi conduzida pelo teste t de Student (amostras independentes). As variáveis com distribuição normal e teste de Mann-Whitney com critério de significância p<0,05 foram adotados.