Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o nível de desempenho técnico-tático de atletas em categorias de formação do basquetebol feminino (mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil), considerando os componentes adaptação, tomada de decisão e eficácia, bem como a etapa da competição disputada. O Instrumento de Avaliação do Desempenho Técnico-Tático Individual no Basquetebol (IAD-BB) foi utilizado para a análise de seis jogos de cada categoria investigada, sendo dois jogos no início da temporada, dois na fase intermediária e dois na fase final. Utilizou-se o teste Qui-Quadrado para verificar a associação entre as variáveis, adotando-se 5% como nível de significância para a interpretação dos resultados. As equipes apresentaram decréscimo no nível de desempenho nos componentes adaptação e tomada de decisão à medida que as etapas das competições se sucederam. Além disso, verificou-se desempenho superior das equipes mais experientes, em comparação às iniciantes. A partir das evidências deste estudo, sugere-se a importância de treinadores de basquetebol de categorias de formação incluir nas sessões de treinamento estratégias didático-metodológicas que simulem contextos competitivos de modo que as atletas não tenham redução no desempenho ao longo da competição.

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