No Espaço Escolar, Marcas Inscritas no Corpo: Um Diálogo com Pierre Bourdieu
Por Lígia Ribeiro e Silva Gomes (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Essa pesquisa busca compreender como se constroem as diferentes formas de perceber o corpo entre jovens, a partir de um diálogo com a obra de Bourdieu. Partindo desse princípio, a pesquisa efetivou-se em duas escolas que se diferenciavam pela classe social da maioria dos estudantes que as constituem e os sujeitos selecionados para a pesquisa foram aqueles das turmas de segundo ano do ensino médio. Como instrumentos metodológicos utilizaram-se questionários, entrevistas, observações das aulas de Educação Física e Biologia, além dos períodos de recreios das escolas. A pesquisa constatou que nesses dois ambientes, as percepções corporais e cuidados do corpo, assim como a escolha dos esportes e outras práticas corporais, distinguem-se na medida em que os sujeitos se posicionam em classes sociais diferentes