Noticiário Esportivo na Tv: Entretenimento e Promoção de Grandes Eventos. Uma Análise do Globo Esporte (Globo/SP) e do Caderno de Esportes (Esporte Interativo)
Por Carlos Henrique de Souza Padeiro (Autor).
Em XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom
Resumo
Os processos de absorção do jornalismo pela indústria cultural e de espetacularização de modalidades esportivas de alto rendimento têm intensificado a exploração do esporte como produto de entretenimento dentro da cobertura especializada. A constante veiculação de imagens e informações sobre equipes e atletas midiáticos faz a sociedade assimilar o esporte como artigo da indústria do entretenimento. Por meio da análise das pautas do Globo Esporte/SP e do Caderno de Esportes, principais telejornais esportivos diários da Rede Globo e do Esporte Interativo, respectivamente, o artigo mostra que esses programas priorizam o aspecto da diversão, em busca da audiência e para promover grandes eventos. Prescinde-se de um aprofundamento em temas como política e economia do esporte.