Novas Diretrizes Curriculares Para os Cursos de Graduação em Educação Física - Proposições e Justificativas
Por Helder Guerra de Resende (Autor), Elenor Kunz (Autor), Emerson S. Garcia (Autor), Iran J. Castro (Autor), Wagner Wey Moreira (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições, convocou a comunidade acadêmico-profissional vinculada ao ensino superior brasileiro a participar do processo de reformulação curricular dos respectivos cursos de graduação. Coube a cada Comissão de Especialistas de Ensino a tarefa de sistematizar as propostas enviadas e processar as reformulações necessárias. Neste sentido, a Comissão de Especialistas de Ensino em Educação Física procurou aprimorar a Resolução n°. 03/87, bem como corrigir algumas distorções constatadas ao longo desses doze anos de vigência. Diante deste contexto, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e orientar a comunidade sobre as novas diretrizes curriculares para os cursos de Graduação em Educação Física encaminhas ao Conselho Nacional de Educação. As diretrizes curriculares foram formuladas considerando (a) as contribuições das poucas IES que enviaram suas sugestões, (b) os resultados de estudos desenvolvidos sobre os currículos de graduação em Educação Física, (c) algumas manifestações veiculadas nas listas de discussão do Centro Esportivo Virtual, (d) as críticas e sugestões coletadas pelos integrantes da CEE-EF a partir de reuniões e palestras proferidas sobre este tema, e (e) algumas documentos espontaneamente endereçados à CEE-EF em reação à primeiraversão das diretrizes veiculadas na Home- Page da SESu. Em linhas gerais, as novas diretrizes reunificam a formação profissional, assim como propõem umaestruturação curricularpautada numasólida formação básica (dimensão generalista) e numa sólida formação em nível de aprofundamento em um ou mais campos definidos de intervenção profissional (dimensão especialista). Redefinem também os núcleos de conhecimento disciplinar no sentido de assegurar a identida de profissional da área.