Editora Nova Studio. Brasil 2018. 68 páginas.

Sobre

Por mais terríveis que sejam as comoções presentes, o curso da história não pode ficar interrompido, e o Olimpismo entrou para a história". Esta é uma passagem da circular de 1916 redigida pelo então presidente do Comitê Olímpico Internacional, Pierre de Coubertin. Para ele a história sempre foi "a primeira de todas as ciências em importância e eficácia educativa". 

Coubertin, conhecido como 'pai' do Movimento Olímpico moderno, se considerava um `pedagogo e humanista' que explorava os diversos campos da atividade humana, Este ecletismo proporcionou a associação dos Jogos Olímpicos com as ciências, 
Para Gustavo Pires, estudioso português, Coubertin teve a inteligência e o discernimento de compreender os sinais dos tempos de forma a cumprir com êxito o projeto em que decidira investir a sua vida. Hoje a tradição de Coubertin das teorias de sustentação dos Jogos Olímpicos - sobretudo a História - manifesta-se pela incorporação de várias áreas de conhecimento na criação de tecnologias aplicadas no esporte. Neste contexto é importante compreender que o efeito da tecnologia no esporte e o papel que este desempenha na nossa sociedade da atualidade. 

Sumário

Acessar