Novos Olhares Para Prática de Ensino-pesquisa na Formação Inicial: em Busca de Novos Sentidos
Por Carmen Lilia Cunha Faro (Autor), Lana Virgínia Carneiro Peres (Autor), Fábio França Peres (Autor), Elis Priscila Aguiar da Silva (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este pôster apresenta uma experiência com a disciplina Fundamentos Históricos da Educação Física do Esporte e Lazer e sua articulação com ensino e pesquisa no Curso de Licenciatura de Educação Física - CEDF da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Teve como objetivo incentivar a pesquisa sobre história da Educação Física no Pará com alunos ainda no primeiro semestre. Utilizou-se como metodologia a divisão dos grupos e a escolha dos temas a serem pesquisados e posteriormente a escolha dos métodos a serem utilizados nessas pesquisas. Obteve-se como resultado a construção de vários encontros, no qual foram discutidos a história local e o incentivo a sua pesquisa Teve apresentação de pôster oriundos dos trabalhos científicos construído a partir da inovação metodológica proposta pelos docentes, entre várias Instituições de Ensino Superior –IES, contribuindo para formação de professores-pesquisadores, com pensamentos críticos e reflexivos necessários para a prática pedagógica na formação inicial e no mundo do trabalho.