Número Especial - Introdução Editorial - Formação de Professores/as de Educação Física e Suas Complexidades: Mapeando Contextos Para Pesquisa e Compartilhando Experiências do Brasil
Por Luiz Sanches Neto (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Alan Patrick Ovens (Autor).
Em Sport, Education And Society v. 26, n 7, 2021. Da página 697 a 703
Resumo
É esse desejo de documentar a natureza única e específica do contexto da formação de professores/as de educação física que levou esta edição especial a se concentrar no contexto do Brasil. A ideia dessa coleção de artigos surgiu em 2018 a partir de conversas que ocorreram inicialmente entre os/as editores/as convidados/as, Luiz Sanches Neto, Luciana Venâncio e Alan Ovens, e depois com colegas durante o planejamento do 1º Congresso Internacional de Professores-Pesquisadores de Educação Física Escolar (CIPPEFE) realizado no campus da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza. Durante um ano sabático, Alan foi o palestrante convidado em três estados brasileiros (Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo). Suas críticas e promoção de uma educação física socialmente crítica forneceram um contraponto valioso para as desastrosas consequências políticas de eleger um candidato de extrema direita para a presidência e eventual conceituação para esta edição especial. Num contexto de exigência de justiça social (Freire, 1996, 1997; Philpot et al., 2019), e posteriormente agravado pela pandemia da covid-19 (SARS-CoV-2), a conceptualização para esta edição especial ganhou ímpeto.