Resumo

A adolescência é uma fase da vida que envolve mudanças físicas, cognitivas e emocionais. Pesquisas mostram que o momento de lazer é um tempo/espaço que pode contribuir para o desenvolvimento do adolescente. No entanto, é importante investigar e compreender como o adolescente compreende e vivencia o lazer, em especial, em quais atividades esses sujeitos tendem a se envolver no tempo disponível. O objetivo deste estudo foi saber, na percepção de 18 adolescentes de uma escola pública de Ribeirão das Neves/MG, quais são as vivências de lazer dos adolescentes, dentro e fora da escola. A fundamentação teórica teve como base a ciência interdisciplinar do desenvolvimento humano e os estudos do lazer. A coleta de dados envolveu entrevista semiestruturada individual e, posteriormente, grupo focal. As respostas foram analisadas e geraram categorias temáticas semelhantes em sentido. Na visão do adolescente, a aula de Educação Física, o recreio com amigos e os eventos escolares podem proporcionar e são os momentos de lazer dentro da escola. Fora da escola, as preferências dos escolares para os momentos de lazer são: ficar com a família, ir ao Shopping, ir ao cinema, atividades em contato com a natureza, mexer no computador, ver TV/Filme, jogos (eletrônicos, com bola) e atividades físico-esportivas. Diversas são as atividades de interesse dos escolares para a fruição do tempo disponível, mas é necessário refletir acerca da relação dessas experiências de lazer dentro e fora da escola. Para os escolares, o responsável pelo desenvolvimento do conteúdo Lazer na escola, devido às circunstâncias vivenciadas e permitidas em aula, é o Professor de Educação Física. Essa associação se dá por três fatores: a) contato com os colegas; b) conteúdos desenvolvidos em aula; e c) espaço da aula diferenciado. A prática do Professor de Educação Física é baseada nos conteúdos da cultura corporal do movimento, que se aproximam das práticas apresentadas por esses alunos como preferências para vivência nos momentos de lazer. Cabe ao professor de Educação Física entender suas possibilidades de atuação e trazer novos sentidos e valores para a vida do escolar adolescente, estimulando esses sujeitos a hábitos saudáveis para toda a vida do escolar. Ademais, é importante que o professor de Educação Física compreenda como os conteúdos desenvolvidos em aula podem influenciar nas escolhas de lazer dos escolares fora da escola, alinhando a sua prática profissional no contexto escolar com a educação para e pelo lazer para além dos muros da escola, proporcionando o descanso, a diversão, e em especial, o desenvolvimento físico e social e estimulando o pensamento crítico-reflexivo dos estudantes