Resumo

A presente resenha compreende uma análise sobre o livro Sport Italia – The Italian Love Affair With Sport, obra que tematiza a trajetória do esporte no contexto italiano, explorando principalmente sua relação com a formação cultural do país. O livro apresenta a relação singular que a Itália apresenta com modalidades esportivas como futebol, automobilismo e ciclismo. O autor aponta que existe uma forte imbricação do fenômeno esportivo com as esferas política e religiosa. Nesse sentido, aponta-se que o livro justifica sua relevância acadêmica por conciliar o estudo da cultura esportiva italiana com análises amparadas por uma considerável quantidade de fontes primárias.

Referências

QUITZAU, Evelise Amgarten. A Ginástica alemã: aspectos da obra de Friedrich Ludwig Jahn. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, fev. 2016.

GUTERMAN, M. Médici e o futebol: a utilização do esporte mais popular do Brasil pelo governo mais brutal do regime militar. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 29, n. 01, 2004.

LESSA, Priscila Requião; MORAES E SILVA, Marcelo. O ciclismo de estrada e a construção de uma cultura nacionalista: um olhar sobre o Tour de France. Movimento, Porto Alegre, p. 407-418. 2017.

MEYER, A. Contemporary American sport, muscular Christianity, Lance Armstrong, and religious experience. University of Illinois: 2010.

SANTOS, J. O Monopólio nos Esportes: uma comparação da organização dos esportes comercializáveis nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Brasil (1870-1920). Revista de História Econômica e História das Empresas, v. 15, n. 2, p. 47-80, 2012.

VIGARELLO, Georges. Le Tour de France. In: NORA, Pierre. (Ed.). Les Lieux de mémoire, Paris: Gallimard, 1997. v. 2, p. 885-925.

Acessar