Resumo

Esta dissertação de mestrado buscou interpretar a atitude pedagógica do professor de Educação Física Escolar a partir do seu andar durante as aulas. Numa abordagem qualitativa do tipo etnográfica, analisamos três grupos de professores: Calcâneo; Tálus e Navicular; nos quais os professores foram agrupados de acordo com os diferentes momentos da trajetória profissional. Metodologicamente, utilizamos a observação participante, entrevista semi-estruturada, diário de campo, filmagens, fotografias e questionário. Nesse procedimento qualitativo, empregamos o método de Análise Laban de Movimento de Rudolf von Laban. A análise foi dirigida para os fatores e as qualidades do movimento. Foram observados: o fluxo, o espaço, o peso e o tempo no andar do professor, durante sua prática docente em escolas de Ensino Fundamental da rede pública da cidade de João Pessoa - Paraíba. Na pesquisa, o andar foi observado como um ato dotado de expressividade, de comunicabilidade e, nesse entendimento, como uma forma de comunicar, uma linguagem. Nesse contexto, cada professor apresentou um repertório próprio ao andar na prática docente. A atitude pedagógica dos professores relacionou-se com três diferentes maneiras de andar: para conduzir, para organizar e para disciplinar. Cada um destes modos de andar do professor durante a prática docente apresentou qualidades expressivas variadas que foram determinadas de acordo com as intenções da ação pedagógica. A atitude de conduzir mostrou-se no andar com passos moderados em relação ao fator tempo e contato corporal de peso leve com o aluno. A atitude de organizar mostrou-se no andar de passos rápidos, diretos em relação ao espaço e com direções variadas e fluxo intermitente. Já a atitude disciplinar no andar do professor mostrou-se no andar rápido em relação ao tempo, enérgico e com toque corporal de qualidade forte em relação ao peso. Portanto, o andar do professor foi um índice que apontou para as suas atitudes pedagógicas, pois esse andar pertence a uma situação que remete a prática docente do professor. Esse andar é parte do contexto da aula.

Acessar