O Arquivo Pessoal do Professor Odilon Ferraz Barbosa: Indícios Sobre o Ensino de Educação Física e da Recreação em Belo Horizonte (décadas de 1950 a 1970)
Por Anderton Taynan Rocha Fonseca (None), Anderton Taynan Rocha Fonseca (Autor), Meily Assbu Linhales (Autor), Meily Assbu Linhales (None), Jean Carlo Silva Chagas (Autor).
Em XIV Congresso de História do Esporte, do Lazer e da Educação Física - CHELEF
Resumo
No Centro de Memória da Educação Física do Esporte e do Lazer (CEMEF), na UFMG, estão organizados variados acervos cuja potencialidade para a pesquisa histórica podemos reconhecer. Dentre eles destacamos os Arquivos Pessoais de Professores, com especial atenção ao Fundo Odilon Ferraz Barbosa (FOFB). Este professor, de presença marcante na Educação Física mineira, também atuou como representante da Associação Brasileira de Recreação e como professor no Colégio Estadual Central, onde lecionou no período de 1956 a 1980. O processo de organização física e intelectual desse Fundo nos permitiu identificar a pertinência de se investigar esse sujeito, em face à sua atuação nas escolas, bem como na formação de novos professores, destacando aí o seu protagonismo no processo de organização da disciplina de Recreação, que ministrou na Escola de Educação Física de Minas Gerais (EEF-MG) por mais de uma década. As atividades profissionais do Prof. Barbosa nos permitem analisar conexões entre a Educação Física e a Recreação, bem como investigar o papel de um professor nos processos de constituição de disciplinas escolares.