O Arvorismo Enquanto Ferramenta Pedagógica de Conscientização Ecólogica e Preservação Ambiental
Por Laércio Gomes Souza Luz (Autor), Fábio Hércules de Almeida (Autor), Lorena Santana Santos (Autor), Walmir Oliveira Nascimento Júnior (Autor), Temistocles Damasceno Silva (Autor).
Em VIII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
O arvorismo é uma recente atividade de aventura na natureza e consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas na copa das árvores. Logo, este percurso é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo de aumentar o desafio e a adrenalina dos aventureiros. Tal atividade é composta por três variações: arvorismo técnico, contemplativo e acrobático. Neste contexto, surgiu a indagação sobre a possibilidade desta prática servir como instrumento pedagógico de conscientização e preservação ambiental. Nesta perspectiva, o presente estudo busca analisar o arvorismo enquanto ferramenta pedagógica de intervenção educacional. Sendo assim, tal investigação cientifica trata-se de uma pesquisa-ação, ou seja, a pesquisa será concebida e realizada em estreita associação com uma ação e com a resolução de um problema coletivo. Desta forma, as atividades serão realizadas com um grupo de crianças com faixa etária entre 10 a 14 anos de idade, de uma instituição da rede pública de ensino, do município de Jequié/BA. No que diz respeito ao planejamento das ações propostas pela pesquisa, o grupo de participantes terá autonomia na sugestão e revisão destas atividades. Em relação as ações propriamente ditas, almeja-se executar encontros para debater sobre a preservação do meio ambiente bem como a relação do ser humano com a natureza, além disso, vislumbra-se vivências acerca da prática do arvorismo. A descrição das ações será materializada a partir de relatórios e diários de campo confeccionados pelos participantes do estudo. Já o processo avaliativo sobre as intervenções realizadas acontecerá por meio de aplicação de questionários e apresentação de seminários. Por fim, espera-se que de posse dos conceitos e definições bem como das vivências práticas do arvorismo, os participantes da pesquisa possam assimilar os conteúdos e perceberem a importância da consciência e preservação ambiental.