Resumo

As relações entre esporte e propaganda política não são novidade para os leitores desse blogue. As interfaces entre a prática e o espetáculo esportivo e a promoção política de diferentes grupos e regimes já foram exploradas de diversas maneiras e perspectivas nos hiperlinks deste sítio coletivo. O mesmo pode ser dito em relação ao automobilismo. A modalidade já foi alvo de diversas postagens e ganha cada vez maior atenção dos historiadores do esporte no Brasil que buscam olhar para além do futebol.

Nesse artigo, busco trazer novos ohares, ainda que de forma inicial, para o automobilismo no Brasil. Mais exatamente, procuro entender os interesses econômicos na participação alemã no Circuito da Gávea, nos anos 1930.  Além de seu papel na promoção da imagem de uma nova Alemanha que o regime nazista buscava difundir no mundo, as disputas automobilísticas foram utilizadas como uma estratégia de divulgação de carros e peças da indústria alemã. Através da análise de empresa representante da Auto Union no Brasil e de sua promoção através do piloto Hans Stuck (ou “Von Stuck”, como aparece nos periódicos do período), buscarei fazer os primeiros apontamentos sobre o papel do automobilismo nas relações econômicas bilaterais que se consolidavam entre Brasil e Alemanha nos anos 1930, até o início da Segunda Guerra Mundial.

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