O atleta como marca: comparação da interação no instagram entre fãs de atletas olímpicos medalhistas e estreantes em Paris 2024
Por Jorge Maciel (Autor), Caio Roberto Araújo de Lemos (Autor), Mykaelly Beatriz da Costa Silva (Autor), Thiago Santos (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor).
Resumo
: O amplo uso das redes sociais como estratégia de comunicação, direcionou as marcas esportivas para estruturarem suas práticas de modo a se comunicar adequadamente com seus consumidores (Santos, 2019; Su, Baker, Doyle, & Yan, 2020; Zhou, Mou, Su, & Wu, 2020). Neste contexto, as redes sociais oferecem oportunidades para os atletas, em especial o Instagram (Anagnostopoulos, Parganas, Chadwick, & Fenton, 2018; Hayes, Filo, Geurin, & Riot, 2020), estruturarem de forma mercadológica as suas próprias marcas (Geurin, 2017; Su, Baker, Doyle, & Kunkel, 2020; Su, Baker, Doyle, & Yan, 2020). Contudo, torna-se possível construir sua marca pessoal sem muito investimento financeiro, pois além do fácil manuseio, possuem outros benefícios relacionados ao alcance, engajamento com os conteúdos publicados e possibilidades de interações futuras (Kunkel, Baker, Baker III, & Doyle, 2021; Na, Kunkel, & Doyle, 2020; Su, Baker, Doyle, & Kunkel, 2020; Su, Baker, Doyle, & Yan, 2020; Vale & Fernandes, 2018). Kunkel, Biscaia, Arai, and Agyemang (2019) apontam a importância de se investigar a percepção e o envolvimento dos fãs no ambiente digital para com as marcas envolvidas. Quando se refere aos atletas, as percepções são influenciadas pelas informações que os cercam como, Performance esportiva; Aparência física; Estilo de vida comercializável e o conteúdo fora do palco esportivo (Arai, Ko, & Ross, 2014; Doyle, Su, & Kunkel, 2022). Estudos recentes, traçam os indicadores de interação (i.e., curtir e comentar) nas redes sociais como um forte marcador do engajamento dos consumidores nas redes sociais (Doyle et al., 2022; Na et al., 2020; Vale & Fernandes, 2018). Neste sentido, o ciclo olímpico oferece uma oportunidade única para analisar como os atletas podem maximizar o impacto de suas interações com o público e fortalecer suas marcas pessoais de maneira contínua e evolutiva. Diante disso, a investigação sobre a interação referente ao conteúdo publicado nas redes sociais pelos atletas medalhistas das Olimpíadas de Tóquio 2020 em comparação com os estreantes em Paris 2024, torna-se relevante para identificar estratégias de comunicação e marketing eficazes na construção de marcas pessoais.