Resumo

53 { Opinião O Atletismo no desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especiais: um exemplo de sucesso Walter Luiz de Moura1, Rodolfo Novelino Benda2, Jefferson da Silva Novaes3, Manoel José Gomes Tubino3 1Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE 2Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG 3Universidade Castelo Branco – UCB/RJ Moura, W.L.; Benda, R. N.; Novaes, J. S.; Tubino, M. J. G. (2006). O Atletismo no desenvolvimento de crianças portadoras de necesidades especiais. Motricidade 2 (1): 53-61. Resumo O trabalho com atividades esportivas para Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais esta em evidencia, principalmente após a campanha brasileira nas Paraolimpíadas de Sydney 2000 e Atenas 2004. Entre as diversas modalidades esportivas disputadas o atletismo ganhou destaque especial pelo número de medalhas conquistadas. A FUNORTE, Faculdades Unidas do Norte de Minas, através do Núcleo de Extensão vem desenvolvendo um programa de atividade física, denominado Projeto “CrerSer”, com um grupo de 40 alunos Defi cientes Mentais (DM) da APAE da cidade de Montes Claros-MG. O presente artigo visa apresentar esse mesmo programa e demonstrar como ele contribuiu para o desenvolvimento dos alunos com defi ciência mental. A fi nalidade do projeto é “CrerSer” é a de estimular a aprendizagem de novas habilidades motoras, recreativas e de iniciação esportiva assim como a possibilidade de uma maior socialização. Como resultado, depois de dois anos de implantação do programa, pode-se observar que o “CrerSer” contribuiu para a melhora da autoestima e da aquisição de uma melhor performance motora. Concluímos que o atletismo, por se tratar de um esporte constituído por ações motoras naturais do ser humano, como correr, saltar, arremessar e lançar, favorece o aprendizado e a inclusão social do DM nas atividades físicas, diminuindo assim o seu grau de desinteresse por estas atividades. Palavras Chave: Atletismo; Defi cientes Mentais; Inclusão Social. data de submissão: 01-07-2005 data de aceitação: 23-11-2005 Abstract Tasks involving sporting activities for people with disabilities are now in evidence, mainly after the wellsucceeded Braziliam campaign in the Sydney 2000 and Athens 2004 Paralympic Games. Athletics has received a special distinction among the several sports, due to the amount of received medals. The United Faculties of North of Minas Gerais – FUNORTE involves a group of 40 students with mental defi ciency (DM) from the APAE Association in the city of Montes Claros in a program of physical activity (Project “CrerSer”). The aim of the present paper is to present that same project and to demonstrate how it has contributed to the motor development and the socialization process of the handicapped. The goal of the projetct CreSer is to stimulate the leaming of new motor and recreational abilities, sport skills initiation, as well as the possibility of increasing the socialization process. We have notice that, after two years, the activities of the “CrerSer” Project have contributed to the improvement of the self-esteem and to the acquisition of a better motor performance. We conclude that Athletics, being a sport that involves natural human movements, such as running, jumping and throwing, can be benefícial for learning processes and the social inclusión of the DM in the physical activities, therefore reducing the indifference level of the DM for those activities. Key words: Athletics, Mental Defi ciency, Social Inclusion. miolo12.indd 59 26-02-2006 22:20:05