Resumo

O presente estudo aborda o atletismo enquanto conteúdo da Educação Física escolar.Oatletismo na escola quando relacionado com programascompatíveis as características, necessidades, motivação e nível de desenvolvimento da criança, além de conhecimento a ser transmitido, contribuí para o desenvolvimento dos movimentos fundamentais, utilizando-se do correr, saltar, arremessar/lançar. Na perspectiva de diagnosticar os desdobramentos e encaminhamentos desse conteúdo, realizou-se esta pesquisa investigando as orientações metodológicas e encaminhamentos no âmbito da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul e desencadeamentos em cinco escolas da referida rede de ensino. Para realização do estudo foram utilizados como instrumentos de investigação o questionário destinado a Secretaria de Educação e professores de Educação Física das escolas envolvidas, e entrevistas com respectivas coordenações pedagógicas. Constatou-se que o órgãocompetentenão possue orientações, encaminhamentos, informações e recursos bibliográficos capaz de orientar satisfatoriamente a prática da Educação Física nas escolas, o que as deixam sem respaldo metodológico que reflitam os objetivos, conteúdos e atividades relativas ao atletismo, vindo a impossibilitar um trabalhoorientado e continuado das ações do coordenador pedagógico e prática do professor de Educação Física. Constatou-se também o fato de não existir uma estrutura curricular que faça o atletismo integrar os programas de Educação Física das escolas pesquisadas da rede estadual no município de Campo Grande.