Resumo

O atletismo é considerado um dos esportes mais acessíveis para a iniciação esportiva de qualquer criança, pois é composto por habilidades motoras naturais do ser humano. Contudo, a literatura acadêmica evidência que esse esporte é pouco difundido no ambiente escolar, apesar das facilidades inerentes ao seu ensino. Objetivo: identificar como o atletismo é ensinado nas aulas de Educação Física das escolas estaduais da cidade de Imbituva - Pr. Métodos: a amostra da pesquisa foi composta por dez professores de Educação Física das quatro escolas existentes na rede pública de ensino do referido município e o instrumento utilizado na obtenção dos dados foi um questionário. Os dados obtidos foram categorizados mediante a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Após a análise dos dados, verificou-se que a maioria dos professores (70%) desenvolve esse conteúdo em suas aulas no intuito de desenvolver nos alunos suas habilidades motoras básicas. Contudo, constatou- que parte dos docentes não desenvolve o atletismo de forma integral, sendo que as justificativas mais apontadas se referem a falta de interesse do corpo discente e ainda dos próprios professores. Conclusão: Defende-se que o professor exerça seu papel de protagonista do ensino e apresente aos estudantes os demais conteúdos que integram o currículo da disciplina de Educação Física, caso contrário, não será possível despertar o interesse dos alunos pela referida modalidade esportiva.

Acessar