Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições teórico-metodológicas na prática pedagógica dos professores de Educação Física que aproximam os jogos brasileiros dos jogos chineses. Entendemos o jogo com base em Huizinga (2000) como uma atividade voluntária, regida por regras livremente consentidas e que acontece com espaço e tempo delimitados. Diante disto, reconhecemos diversos aspectos inerentes ao jogo como a ludicidade, a competição, a cooperação, e a sua importância para a formação dos sujeitos (CAILLOIS, 1990; KISHIMOTO, 1993; BROTTO, 1999; MELO. 2003; OLIVEIRA et al., 2016). Para isso, o estudo desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa subsidiada metodologicamente pela hermenêutica-diáletica (MINAYO, 2002), caracterizando-se como bibliográfica, documental e com inserção no campo através da pesquisaparticipante (MARCONI; LAKATOS, 2003; BRANDÃO; BORGES, 2007). Como instrumentos de coleta dos dados, foram utilizadas as filmagens e o roteiro de observação, tendo como técnica investigativa a observação-participante (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Para a análise dos dados obtidos, tomamos como referência à técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática proposta por Bardin (2011). Como resultados, evidenciamos as seguintes contribuições teóricometodológicas para a prática pedagógica: o incentivo a pesquisa e ao planejamento; o reconhecimento de outras culturas; a ampliação do rol de jogos a serem trabalhados no contexto escolar; o estimulo para a construção de novos jogos; e a melhoria nas relações socioculturais. Como conclusão, entendemos que tratar de outras culturas no ambiente escolar, não se configura como algo impossível ou dispensável de realização, mas sim, como algo que contribuirá imensamente para a formação de um sujeito crítico, transformador e reconhecedor de outras realidades que transcendem a sua própria.

O trabalho não possui divulgação autorizada

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