O Brincar das Crianças Sateré-mawé e Suas Relações Interculturais com a Educação Escolar Indígena
Por João Luiz da Costa Barros (Autor), Artemis de Araújo Soares (Autor), Marcelo Gonçalves Duarte (Autor), João C B Pereira Machado (Autor), Maria Almerinda M Lopes (Autor), Plinio J Cavalcante Monteiro (Autor).
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as relações interculturais que se estabelecem na educação escolar indígena, tendo como foco o brincar das crianças indígenas, na escola e nos contextos sociais específicos. Procura responder a questão: De que modo as rela-ções interculturais se articulam no espaço escolar e nas brincadeiras das crianças indíge-nas Sateré-Mawé? Para o desenvolvimento deste trabalho realizamos um estudo de caso que teve como objeto de pesquisa a escola Tupanã-Yporó, da aldeia Sahu-Apé. Utilizamos como procedimento de coleta de dados a observação participante nas brincadeiras das crianças e entrevistas semiestruturadas com professores e lideranças na aldeia e, ainda, entrevistas coletivas com as crianças indígenas. Foi estabelecido um eixo de análise para estudar o contexto de educação escolar intercultural, tendo o brincar como foco: as brin-cadeiras das crianças na escola e na aldeia. A partir da análise dos dados pudemos con-cluir que a educação das crianças indígenas possui características diferenciadas e que a chegada da escola na aldeia deve se constituir enquanto um espaço de trocas, respeito ao modo de vida dos indígenas, seus valores, seus costumes e suas brincadeiras e, sobretudo enquanto possibilidades da interculturalidade.