Resumo

Este estudo consiste na inquietação e no desejo de conhecer a criança e suas relações com o brinquedo e o brincar. Com o objetivo de compreender a afinidade que se estabelece entre os artefatos produzidos pela Indústria Cultural, designados de brinquedos industrializados, e o brincar, mais precisamente o “brincar e se-movimentar” da criança. Para tanto, pensar a criança no seu mundo de brincar e sua relação com o brinquedo industrializado, é necessário confrontá-los com os processos sociais e culturais que retratam a contemporaneidade. Esta investigação é caracterizada como uma Pesquisa Teórica, a qual tem a intenção de buscar mais elementos para debater esta temática, procurando dialogar com diferentes autores, na intenção de alargar os estudos sobre o tema. Assim, o trabalho constrói um diálogo situando a criança e o seu brincar, debatendo alguns fundamentos com críticas mais recentes sobre o envolvimento cada vez mais intenso e precoce da criança com o mundo do adulto. Também aprofundar o olhar para a indústria cultural e seus reflexos na vida da criança, suas formas de invasão no universo infantil, ressaltando os brinquedos eletrônicos, as demandas tecnológicas e seus possíveis atravessamentos no desenvolvimento da criança. Sem pretensões de apresentar uma solução, mas na intenção de lançar um alerta para professores e adultos de maneira geral, o estudo se debruça sobre a compreensão do brincar e se-movimentar como uma possibilidade de pensar a criança na sua essência, valorizando as suas percepções de viver o agora, nas suas potencialidades e possibilidades que são descobertas por meio da curiosidade, que, assim, vai estabelecendo um diálogo com o mundo. Dessa forma, esta escrita se propõe a debater as intenções do brinquedo industrializado e o brincar na sua essência, buscando problematizar a importância do brincar e se-movimentar, tecendo algumas considerações às instituições de educação infantil.

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