O brincar em periferias urbanas do Sul
Por Matheus Oliveira Santos (Autor).
Em IX Colóquio de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana
Resumo
O brincar é fundamental para crianças e adolescentes em todo mundo. Refletir sobre o brincar e as experiências de lazer em periferias urbanas do Sul é o objetivo deste minicurso. O Lazer está presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos como um direito social a ser observado pelos 193 países signatários, tais como Brasil e Portugal. Mas como compreender a temática do lazer e do brincar no contexto das periferias urbanas do Sul? Iremos abordar no minicurso a trajetória da constituição e realização do projeto social “Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer” (VADL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil), voltado a crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, de comunidades vulneráveis da cidade de São Carlos. O objetivo geral do VADL é a educação para e pelo lazer (Nelson Carvalho Marcellino) de crianças e adolescentes. Enquanto objetivos específicos as ações do projeto visam promover: a) atividades diversificadas de lazer; b) formação cidadã crítico-participativasolidária; c) educação para e nas relações étnico-raciais, de gênero e inter-etárias; d) educação ambiental. O referencial teórico-metodológico pauta-se na Motricidade Humana (Manuel Sérgio), na Fenomenologia Existencial (Maurice Merleau-Ponty), na Ecologia de Saberes (Boaventura de Sousa Santos) e na Pedagogia Dialógica (Paulo Freire). Assim, compreendemos a vivência do lazer e do brincar enquanto uma prática social e, portanto, como práxis humana que se dá no contexto do mundo por meio das relações entre pessoas, grupos, comunidades, sociedades e nações, desenvolvidas com certa finalidade e em certo espaço e tempo; tais pessoas ou comunidades são capazes de repassarem conhecimentos e tradições, suprirem necessidades de sobrevivência material e não-material, pensarem e refletirem sobre a sua situação de vida, inclusive propondo e realizando transformações de forma a garantir seus direitos e/ou dirimir distorções. Iremos vivenciar no minicurso dinâmicas e brincadeiras que possibilitem reflexões sobre como desenvolver uma educação dialógica no contexto do brincar e da fruição do lazer.