Resumo

O presente objetiva analisar a contribuição do brinquedo e das brincadeiras, vivenciadas na infância, para a formação inicial dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 27 estudantes do 5º período do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, os mesmos responderam a um questionário estruturado. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Segundo os participantes da pesquisa, a utilização do brinquedo em suas aulas facilita o processo de ensino-aprendizagem, proporciona o desenvolvimento motor adequado, faz uso nas aulas de brincadeiras populares e auxilia ao ensinar o valor de convivência. Sendo assim, consideramos importante o resgate da cultura dos brinquedos na formação dos professores de Educação Física, tendo em vista o processo de autoformação e dos saberes de experiências.

ANTÉRIO, D.; GOMES-DA-SILVA, P. N. Relação sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livre. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 03, p. 923-941, set/dez, 2012.

ARAÚJO, V. C. Reflexões sobre o brincar infantil. Revista Educação em destaque. Colégio Militar de Juiz de Fora, v. 01, p. 04-13, 2008.

BACHA, M. N. Psicanálise e Educação: laços refeitos. São Paulo: casa do psicólogo, 2003.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

________. Brinquedo e cultura. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

CARVALHO, A. M. A.; PEDROSA, M. I. Cultura no grupo de brinquedo. Revista Estudos de Psicologia, v. 10, n. 1, p. 181-188, 2002.

CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. A brincadeira 

Acessar