Resumo

Os conhecimentos são internalizados nas práticas sociais em que os indivíduos estão inseridos, seja no núcleo familiar, na rua, em instituições escolares e não escolares, onde acontecem os processos educativos. Pesquisadores/as latino-americanos/as têm se debruçado na elaboração de pesquisas com as práticas sociais e os processos educativos, identificando subjetividades, grupos, comunidades e espaços sociais a fim de compreender diferentes contextos, valorizando as narrativas dos sujeitos. O brincar é uma prática social que se caracteriza como um dos traços fundamentais das culturas infantis. A partir dele a vida se revela para a criança, que aprende com as interações com o próprio corpo, com o outro e com o ambiente que está inserida, experimentando, explorando, criando e re-inventando o mundo. O Programa Curumim é uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (SESC) de São Paulo - Brasil, que atende crianças de 7 a 12 anos e tem como objetivo garantir espaços e tempos de brincar a partir da convivência, respeito e coletividade. As práticas do programa são orientadas pelo elemento lúdico e pela necessidade imbuída na criança de interagir com o mundo através do brincar. Desta maneira buscamos responder a seguinte questão: quais processos educativos decorrem do brincar no Programa Curumim nas perspectivas das crianças e dos adolescentes? Nesse sentido, o estudo teve como objetivo analisar os processos educativos decorrentes do brincar nas perspectivas dos/as participantes do Programa Curumim do SESC – Bauru/SP.

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