Resumo

Instituição: Prefeitura Municipal de Campinas    

Introdução: O Circo foi escolhido pela sua diversidade de recursos para o ensino da cultura corporal de movimento, por ser uma arte que desperta interesse e curiosidade pela sua variabilidade de atrações. Os alunos desta sala era um grupo apático, sem autonomia para resoluções de problemas, com dificuldades de aprendizagem, apresentando pouca expressão corporal. Objetivos: Despertar a criatividade para execução de movimentos diferenciados, praticar as diversas modalidades circenses viáveis para o espaço físico da escola, identificar qual modalidade é de seu interesse, praticar e aperfeiçoar seus movimentos de acordo com suas limitações e dificuldades, vencer sua timidez e limitações, trabalhar em grupo para socializar as dificuldades e cooperar para a realização dos movimentos específicos da modalidade, se expressar corporalmente, verbalmente, afetivamente com o grupo e com as modalidades, se organizar e montar uma apresentação circense de encerramento para a escola. Principais Atividades: Conhecer a história do Circo, praticar as modalidades possíveis de serem feitas no espaço escolar, bem como: acrobacias, contorcionismo, malabarismo, equilibrismo e palhaços. Confecção de matérias circenses, como: malabares, barangandãs, coreografias acrobáticas, coreografias de equilíbrio (pirâmide humana), coreografias de comédia para os palhaços, escolha das músicas e montagem da apresentação final para a escola. Resultados: Os alunos interagiram muito bem com o Projeto Circo, todos participaram, eles se empenharam muito nas atividades, se organizaram, respeitaram os colegas e os grupos, respeitaram as dificuldade e limites de cada um, se expressaram corporalmente sem restrições e com desinibição, confeccionaram os materiais para a apresentação demonstrando criatividade e alegria. Na apresentação final todos desempenharam suas funções com muita alegria e eficiência recebendo elogios e palmas pelas pessoas que assistiram à apresentação.