O circo na educação física do Uruguai: análise do documento encastres: propuestas para una escuela en juego
Por Camila Da Silva Ribeiro (Autor).
Em IV Seminario Internacional de Circo - Inovação e Criatividade
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar o documento dirigido a professores de Educação Física (EF) no Uruguai intitulado Encastres: Propuestas para una escuela en juego. O conjunto foi lançado em 2013 pela Coordenação Técnica do Conselho de Educação Inicial e Primaria (CEIP) e pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MIDES). O documento possui cinco temas: Narrativa, Pensamento Conceitual, Circo, Recreação e Dança, sendo dois primeiros dirigidos a professores comunitários e os três últimos para professores de EF. Analisamos somente o guia específico de circo e realizamos alguns apontamentos sobre como o ensino do circo aparece nas propostas do material. Encastres sobre circo divide-se em quatro segmentos: 1. Resumo da história do circo nas suas manifestações modernas (tradicional, criollo e contemporâneo); 2. Noções de corpo e técnica; 3. Propostas de trabalho para algumas modalidades específicas (acrobacias coletivas, acrobacias aéreas e palhaço); 4. Orientação sobre como criar uma obra de circo.