Resumo

O Circo é uma arte que vem sendo desenvolvida e abordada em distintos espaços de atuação do profissional de Educação Física, como revelam recentes produções acadêmicas. A partir dessa prerrogativa, a analisamos a introdução do Circo na formação inicial em Educação Física em instituições de ensino superior brasileiras, por meio do discurso de docentes especialistas na temática. Realizamos um estudo de natureza qualitativa, visando descrever distintas propostas acadêmicas que tratam o Circo em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Trinta docentes participaram da primeira fase do estudo, sendo consultados por meio de um questionário semiestruturado. Em seguida, cinco docentes com atividade acadêmica mais consolidada na temática, com iniciativas contundentes e aprofundadas no âmbito do ensino, pesquisa e/ou extensão, foram consultados por meio de entrevistas em profundidade. Dentre os principais resultados, observamos que o Circo vem progressivamente conquistando espaço entre os conteúdos que compõem a formação inicial, sendo indicado como uma forma de ampliar o trato com a arte na pedagogia da Educação Física e superar a escassa presença de práticas artísticas e expressivas nesse contexto. As iniciativas analisadas são pioneiras, no sentido de que ainda são raras as publicações que se dedicam a organizar o ensino do Circo na formação inicial em Educação Física, apresentando uma pluralidade de valores educacionais que podem ser abordados por meio da técnica, estética, e cultura desse universo. Por fim, o Circo na formação inicial em Educação Física é uma temática que oferece uma oportunidade para a universidade ampliar e legitimar o diálogo com essa arte, promovendo nesse processo novas propostas de difusão dos saberes circenses na sociedade por meio da prática corporal. 

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