Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever a utilização do código QR como recurso educacional nas aulas de Educação Física. O presente estudo originou-se de um trecho de uma sequência de ensino de uma professora que fez parte da formação continuada. Tanto a pesquisa quanto a formação foram estruturadas através dos pressupostos da pesquisa colaborativa. Produto e consequência de uma situação problemática, surgiu a necessidade da inclusão dos smartphones na sequência de ensino e, consequentemente, da utilização do código QR como recurso educativo. Os resultados e discussões foram extraídos da narrativa descritiva.

Referencias

Almeida, ABB, Polizello, AAA, Costa, JWM, Gomes, LF, Melo, MCRC, Meroto, MBN, Narciso, R., e Santos, SMAV (2023). Gamificação com o uso do kahoot! - utilização de quizzes em sala de aula no ensino fundamental I. Revista Foco, 16(11), e3782. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-235

Almeida, M.A. (2010). Mediações tecnosociais e mudanças culturais na Sociedade da Informação. Em Questão, 16(1), 113-130. https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/12972

Arruda, R.L., e Nascimento, R.N.A. (2021). Apontamentos sobre o uso das TICs nas aulas remotas: um estudo com professores da Educação Básica. Dialogia, (37), e18144. https://doi.org/10.5585/dialogia.n37.18144

Baracho, A.F.O., Gripp, F.J., e Lima, M.R. (2012). Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira De Ciências Do Esporte, 34(1),111-126. https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000100009

Barbato, R.G., Corrêa, A.K., e Souza, M.C.B.M.E. (2010). Aprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional. Escola Anna Nery, 14(1), 48-55. https://doi.org/10.1590/S1414-81452010000100008

Acessar