O complexo ofício do professor: conselhos para uma educação de qualidade
Por Raphaela Mesquita (Autor), Ruy Guilherme Albuquerque Pereira (Autor).
Em Praxia - Revista on-line de Educação Física da UEG v. 7, 2025.
Resumo
Talvez, uma das funçõesmais antigas do mundo seja a do professor. Não a escola em termos de local, mas a função de ensinar. Primariamente, a relação de aprendizado surge na família, quando as crianças, ainda menores, observam seus pais e familiares no cotidiano (Enkvist, 2019).É um espaço relativamente controlado, de maneira geral com alimentação e teto em sua cabeça, além de disponibilidade, quase sempre, de espaço para desenvolver e exercitar suas faculdades físicas e sócio afetivas. É uma educação “informal Contudo, há uma determinada área da educação onde somente a espontaneidade direta e preceitos limitados são insuficientes. É a área que envolve o conhecimento intelectual, o estudo formal. “Este conhecimento que está fora do espaço direto da sua vida cotidiana, envolve um exercício muito maior das capacidades de raciocínio” (Rothbard, 2013, p.13). E este local formal é o espaço físico da Escola.No Basil, a educação é obrigatória, pelo Estado, a partir dos quatro anos, ou seja, de maneira geral, a criança passa três anos e onze meses em aprendizado familar / comunitário. A obrigatoriedade escolar veio de Lutero, quando na Reforma Protestante, requisitava de maneira repetitiva que comunidades fizessem escolas públicas com frequência obrigatória(Rothbard, 2013).Desde essa época até a atualidade, a escola se tornou o modelo únicoi,no Brasil, de ensino formal.