Resumo

O futebol é cultural no Brasil e bastante aceito nas escolas e em escolinhas esportivas, mas que, pode estar sendo ministrado de forma “descompromissada” pelos Professores reduzindo aos aspectos técnico; possivelmente um reflexo de como este desporto é ministrado nos cursos de graduação em EF. Assim, objetivamos apresentar a importância do componente futebol na visão de Discentes dos cursos de graduação (Licenciatura e Bacharelado) em EF da UFPE. Método: 110 Discentes responderam à duas questões que versavam sobre os conteúdos vivenciados no componente curricular futebol em 2019. Utilizamos a entrevista narrativa, com questões semiestruturadas. Para a análise de dados utilizamos o método da análise de conteúdo. Resultados e discussões: Encontramos três núcleos de respostas: A) acréscimo na formação – 85 apontamentos; englobou aprendizados sobre aspectos técnicos, táticos, regras, pedagogia do esporte, metodologia e história do futebol. No item B, 24 responderam que não sabiam nada sobre o futebol, que tiveram pouco, nenhum contato, não gostavam ou não sabiam nada a respeito desse esporte. No C, 43 indicaram que o componente curricular futebol vivenciado na graduação foi enriquecedor. É sugestivo que, a experiência na área futebolítica do Docente que ministrou a disciplina pode ter colaborado para que quase 78% dos alunos graduando terem relatado uma ampla gama de conhecimentos adquiridos além das técnicas e táticas. Conclusão: Os acadêmicos de EF devem estar preparados para compreenderem a dimensão da riqueza educacional e utilizar nas aulas de EF e treinamento, explorando o futebol muito além do componente técnico-prático.

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