Resumo

Este texto tem como objetivo investigar o uso do termo corporalidade e suas definições em periódicos brasileiros relacionados à Educação Física. Foram selecionados artigos de revistas com a classificação WebQualis de 2013 a 2016, relacionadas ao campo de conhecimento da Educação Física entre os extratos A-2 e B-2. A metodologia utilizada constituiu-se uma revisão integrativa com análise quanti-qualitativa. O que se pôde perceber foi que a maioria dos textos (54,55%) não apresenta uma definição específica. Entretanto, os demais apresentam concepções que podem ser separadas em três categorias/abordagens: 1) Corporalidade como construção histórica e social vinculada ao poder, à linguagem e ao trabalho; 2) Processo de comunicação e; 3) Relação sociocultural manifesta na linguagem. Concluiu-se que o termo não possui definições unívocas, o que demanda novos estudos.

Referências

ADELMAN, Miriam. Mulheres no esporte: corporalidades e subjetividades. Movimento, v. 12, n. 1, p. 11-29, 2006.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ALMEIDA, Miguel Vale de. O corpo na teoria antropológica. Revista de Comunicação e Linguagens, v. 33, p. 49-66, 2004.

BARATA, Rita Barradas. Mudanças necessárias na avaliação da pós-graduação brasileira. Interface: comunicação, saúde e educação (Botucatu), v. 23, p. 1-6, 2019.

CHRISTO, Carlos Alberto Libânio (Frei BETTO). Políticas do corpo. Motrivivência, n. 15, 2000.

CODO, W.; SENNE, W.A. O que é corpo (latria). São Paulo: Brasiliense, 1984.

FERREIRA, Antonio Leonan Alves. Estrutura e função social da atividade esportiva e o processo de apropriação da cultura: contribuições para a atividade de ensino na educação física escolar. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 295-307, 2018.

GAMBAROTTA, Emiliano. El cuerpo del postestructuralismo. Problemas epistemológicos a partir de la perspectiva de J. Butler. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 39, p. 240-246, 2017.

GAMBAROTTA, Emiliano. La sociogénesis del modo de corporalidad moderno. El problema del objeto en las investigaciones sobre cuerpo a partir de la teoría crítica reflexiva. Revista brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, p. 194-200, 2016.

GRANDO, Beleni Saléte. Corpo e cultura: a educação do corpo em relações de fronteiras étnicas e culturais e a constituição da identidade Bororo em Meruri-MT. Pensar a prática, v. 8, n. 2, p. 163-180, 2005.

MACHADO, Rubens; FAGUNDES, Bruno; SILVA, Fabiano Weber da. As crianças como autoras da significação da educação física. Motrivivência, n. 37, p. 51-68, 2011.

MAFRA, Cláudio. Perfil de produção científica dos docentes em uma instituição federal de ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 16, n. 36, p. 1-43, 2020.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política, livro 1: o processo de produção do capital, v. 1. 29. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

MARZANO-PARISOLI, Maria M. Pensar o corpo. Petrópolis: Vozes, 2004.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. 4ª Reimpressão, São Paulo: Cosac Naify, 2013.

MEDINA, João Paulo S. A educação física cuida do corpo... e “mente”. 25. ed. rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2010.

MEDINA, João Paulo S. O brasileiro e seu corpo: educação e política do corpo. 12. ed. Campinas: Papirus, 2009.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, v. 17, n. 4, p. 758-64, 2008.

MOREIRA, Wagner W.; SIMÕES Regina. Corporeidade e formação profissional na área da educação física e dos esportes. In: PACHECO NETO, Manuel (Org.). Desafios da educação física: cultura e corpo em movimento. Dourados – MS: Ed. UFGD, 2016, p.41-56.

MUNARIM, Iracema. O que podemos aprender com as crianças indígenas? Aproximações da antropologia da criança às noções de infância, cultura e movimento na educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, p. 375-390, 2011.

NÓBREGA, Terezinha P. da (Org.). Estesia: corpo e fenomenologia em movimento. São Paulo: LiberArs, 2018.

NÓBREGA, Terezinha P. da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora e Livraria da Física, 2010.

OLIVEIRA, Marcus A. T. de. Corporalidade. In: GONZÁLES, Fernando J.; FENTERSEIFER, Paulo E. (Orgs.). Dicionário crítico de educação física. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2014, p. 153-157.

OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Existe espaço para o ensino de educação física na escola básica? Pensar a prática, v. 2, p. 119-135, 1999.

OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de; OLIVEIRA, Luciane Paiva Alves de; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre corporalidade e escolarização: contribuições para a reorientação das práticas escolares da disciplina de educação física. Pensar a prática, v. 11, n. 3, p. 303-303, 2008.

PEREIRA, Rogério Santos; SILVA, Maurício Roberto da; PIRES, Giovani de Lorenzi. Representações de corpo e movimento no ciberespaço: notas de um estudo etnográfico no jogo Second Life. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 12, n. 2, p. 1-23, 2009.

PIRES, H. et al. Braga, snapshots in virtual reality: Do sentir ao pensar. In H. Pires & Z. Pinto-Coelho (Eds.), Transartes, arte expandida e novas linguagens. Minho: CECS, 2021, p. 101-130.

SANTIN, Silvino. Coporeidade. In: GONZÁLES, Fernando J.; FENTERSEIFER, Paulo E. (Orgs.). Dicionário crítico de educação física. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2014, p. 157-158.

SANTIN, Silvino. Educação física: uma abordagem filosófica da corporeidade. 2. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.

SILVA, Ana Márcia; SILVA, Ana Paula S. da; TUCUNDUVA, Tatiana. Corpo, cultura e natureza em terras quilombolas. In: SILVA, Ana Márcia; FALCÃO, José Luiz Cirqueira (Org.). Práticas corporais em comunidades Quilombolas de Goiás. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011, p. 47-75.

SOARES, Marta Genu; KANEKO, Glaucia Lobato; GLEYSE, Jacques. Do porto ao palco, um estudo dos conceitos de corporeidade e corporalidade Dialektiké, IFRN, v. 3, n. 2, pp.66-75, 2015. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01334283/document. Acesso em: 27 dez. 2019.

ZOBOLI, Fábio. Cisão corpo mente: espelhos e reflexos na práxis da educação física. São Cristóvão: Editora da UFS, 2012.

Acessar