Resumo

Introdução: O reconhecimento de um corpo comum de conhecimento profissional, relacionado a uma determinada modalidade, ou contexto de atuação, pode ser considerado como um ponto de partida para que programas formais venham a se aproximar dos interesses dos treinadores e, assim, contribuir para uma aprendizagem mais significativa. Objetivo: Este estudo visa descrever a autopercepção de treinadores quanto aos diferentes aspectos relacionados ao conhecimento profissional e a importância atribuída por eles aos mesmos. Metodologia: Participaram, de forma consentida, do estudo 73 treinadores de tênis (32,9±9,6 anos de idade) que atuam com a modalidade no estado do Paraná. A amostra foi composta majoritariamente por treinadores do sexo masculino (93,2%), com mais de cinco anos de atuação profissional (57,5%), com formação em nível superior (22% em Educação Física e 34% em outras áreas), e classificados como primeira ou segunda classe (57%) na Federação Paranaense. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e a Escala de Auto Percepção de Competência (EAPC) de treinadores esportivos, validada para a realidade brasileira por Egerland (2009). Resultados: Os treinadores relataram possuir conhecimentos mais elevados relacionados à Teoria e Metodologia do Treinamento (3,62±0,88) e aos Aspectos Psico-socio-culturais do Esporte (3,55±0,86), encontrando-se valores menos expressivos para conhecimentos sobre Gestão e Legislação do Esporte (2,90±0,98). No que diz respeito à importância atribuída, observa-se que conhecimentos relacionados à Teoria e Metodologia do Treinamento (4,29±0,83), e à Biodinâmica (4,20±0,83), são os mais valorizados pelos treinadores. Conclusão: Os resultados encontrados corroboram com os de outros estudos (FUENTES; VILLAR, 2004; CORTELA et al., 2013; EGERLAND et al., 2013), que apontam que os conhecimentos considerados mais importantes são os tradicionalmente associados ao exercício profissional, relacionados aos aspectos técnico/táticos, a preparação física e psicológica, e a planificação e avaliação do treinamento.