O Contrato Vitalício de Marketing - Notas Preliminares de Um Estudo de Caso da Nike
Por Júlia Raimundini Segura Y Grioles (Autor), Mateus Henrique de Oliveira (Autor), Eliana de Toledo (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 3, n 2, 2018.
Resumo
Os tipos de contratos de patrocínio entre atletas, clubes, times e grandes empresas, têm se potencializado e diversificado cada vez mais, especialmente devido ao processo de espetacularização do esporte, com a maior amplitude e detalhamento na cobertura de eventos esportivos. Portanto, os atletas que deles participam e se destacam, possuem apreço e visibilidade mundial, passando a ser considerados pelas empresas como um grande negócio. A Nike, empresa norte-americana líder no ramo de fabricação de vestuários e artigos esportivos, se destaca nesse cenário, pois tem apostado fortemente em patrocínios individuais, sendo pioneira em diferentes modelos e cifras de contratos, incluindo-se a oficialização do primeiro contrato vitalício em 2015. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é compreender qual é o perfil de atletas que a Nike tem buscado para realizar contratos vitalícios, dimensionando suas metas e impactos de marketing a partir desta seleção. Trata-se de uma pesquisa documental, abordando-se informações disponíveis online acerca da empresa Nike e dos três atletas que compõem a amostra, que já possuem este tipo de contrato com a Nike: Michael Jordan, LeBron James e Cristiano Ronaldo