Resumo

Os  tipos  de  contratos  de  patrocínio  entre  atletas,  clubes,  times  e  grandes  empresas,  têm  se  potencializado e diversificado cada vez mais, especialmente devido ao processo de espetacularização  do esporte, com a maior amplitude e detalhamento na cobertura de eventos esportivos. Portanto, os  atletas que deles participam e se destacam, possuem apreço e visibilidade mundial,  passando a ser  considerados  pelas  empresas  como  um  grande  negócio.  A  Nike,  empresa  norte-americana  líder  no  ramo  de  fabricação  de  vestuários  e  artigos  esportivos,  se  destaca  nesse  cenário,  pois  tem  apostado  fortemente em patrocínios individuais,  sendo pioneira em diferentes modelos e cifras de contratos,  incluindo-se a oficialização do primeiro contrato vitalício em 2015. Nesse contexto, o objetivo desta  pesquisa  é  compreender  qual  é  o  perfil  de  atletas  que  a  Nike  tem  buscado  para  realizar  contratos  vitalícios, dimensionando suas metas e impactos de marketing a partir desta seleção. Trata-se de uma  pesquisa  documental,  abordando-se  informações  disponíveis  online  acerca  da  empresa  Nike  e  dos  três atletas que compõem a amostra, que já possuem este tipo de contrato com a Nike: Michael Jordan,  LeBron  James  e  Cristiano  Ronaldo

Acessar