Resumo

Esta pesquisa tem como foco o movimento corporal lúdico para a criança do Primeiro Ciclo de Idade de Formação, aspecto imprescindível para sua expressão, interação grupal e desenvolvimento, por ser esta forma de linguagem uma necessidade infantil. Os principais objetivos desde estudo são investigar a contribuição das atividades corporais lúdicas da Psicomotricidade Relacional no processo ensino-aprendizagem e suas influências no comportamento dos educandos. Trabalhou-se com a hipótese de que estava presente, na prática pedagógica da escola estudada, a dicotomia corpo-mente, que ainda separa as atividades intelectuais das corporais, dando excessiva ênfase às primeiras. Para comprovar esta hipótese, observou-se uma experiência corporal lúdica vivenciada pelos educandos de duas turmas de uma escola municipal de Belo Horizonte, ao longo de 2008. Também, analisou-se, por meio de entrevistas, o significado dessas atividades para os corpos docente e discente. Os dados coletados foram organizados em categorias de análise e interpretados à luz do referencial teórico construído. Os resultados obtidos mostraram que as atividades lúdicas são importantes para o processo de aprendizagem e para as relações entre educador e educandos e destes entre si, mas que os docentes ainda têm muita dificuldade de romper com a lógica da prática pedagógica tradicional, que prioriza a dimensão cognitiva em detrimento das expressões corporais, do sensível, do afeto e do lúdico, não considerando estes aspectos como parte da dimensão da aprendizagem.