Resumo

O corpo sempre se apresentou como objeto problemático à construção dos saberes humanos tanto em termos gnosiológicos, como em termos epistemológicos. O corpo tem vinculações muito estreitas com a Educação Física não só por estar vinculado ao movimento, mas também por se apresentar no âmbito acadêmico/científico da mesma como objeto de estudo a partir das mais variadas problemáticas abarcando as mais variadas ciências. Partindo desses pressupostos o presente texto visa apresentar algumas questões epistemológicas presentes no contexto dos estudos do corpo buscando estabelecer algumas tensões com a Educação Física. São discutidos litígios como a cisão corpo/mente, a cisão biológico/cultural, as falsas evidências destas ortodoxias instaladas em nossas cognições e comportamentos como objetos epistemológicos, bem como a problemática de abarcar o conceito de corpo a partir de uma única ciência e se deparar com o reducionismo do mesmo enquanto realidade humana complexa. Desvelar as relações de força que originam e sustentam essas questões, bem como criar novos campos epistemológicos para se pensar o corpo é de fundamental importância para melhor transitarmos rumo à resolução de muitos destes problemas no contexto da Educação Física.

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