O Cotidiano da Criança na Instituição de Ensino: Espaço e Tempo Disponível Para Atividades Lúdico-motoras
Por Riller Silva Reverdito (Autor), Silvana Vilela Capellari Costa (Autor), Ester Jesus de Oliveira (Autor), Ademar José Capellari (Autor), Allan Costa Simões (Autor), Marcela Caroline Martins da Mota (Autor), Yara Vieira dos Anjos (Autor), Magda Jaciara Andrade de Barros (Autor), Rute Estanislava Tolocka (Autor).
Resumo
O objetivo desse estudo foi observar o cotidiano da criança na Instituição de Ensino Infantil e verificar o espaço e tempo disponível para engajar em jogos locomotores. Trata-se de um estudo do tipo observação in loco não participativa. A amostra foi composta por 18 Instituições de Ensino Infantil pertencentes a quatro municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que atende crianças com idades entre 4 e 6 anos. O jogo é observado como uma atividade fundamental para o desenvolvimento da criança. Todavia, verificou-se que as Instituições de Ensino não têm atendido a criança em seu direito ao jogo. O problema em torno do jogo na escola perpassa diferentes dimensões, desse modo, exigindo outros estudos.