O Currículo Cultural Como Possibilidade de Enfrentamento das Injustiças Sociais: Por Uma Educação Física Situada Ao Sul
Por Flávio Nunes dos Santos Júnior (Autor), Marcos Garcia Neira (Autor).
Parte de Educação Física e Esportes: Diálogos Atuais . páginas 75
Resumo
O ensino da Educação Física na escola parece encontrar obstáculos para responder às demandas da cena contemporânea. Apesar do atual entendimento de que sua inserção na área das linguagens leva obrigatoriamente a uma mudança na sua função, à reconceptualização da noção de cultura corporal e à transformação da sua prática pedagógica, o componente ainda encontra dificuldades para cortar as amarras que o prendem às promessas da modernidade e situar-se, de uma vez por todas, na pós-modernidade. Não há como negar que as verdades assumidas sobre escola, aluno, professor, currículo e Educação Física têm sofrido fortes reveses. Daí, enfrentar problemas novos com saberes ultrapassados só pode desencadear sofrimento e frustração.