O Currículo da Educação Física na Rede Municipal de Barueri: as Percepções dos Professores
Por Lidiane Marani (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Elisabete dos Santos Freire (Autor).
Em Movimento v. 23, n 1, 2017. Da página 249 a 264
Resumo
O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções dos professores de Educação Física do município de Barueri-SP sobre o plano de referência do componente curricular e sua implementação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e 14 professores foram entrevistados, sendo analisado o conteúdo dessas entrevistas. Foi possível compreender que os professores são favoráveis à existência do currículo comum que uniformiza a prática pedagógica, mas anseiam por alguma flexibilidade para adequá-lo às suas concepções e às características dos estudantes. Eles criticam a concepção, a organização dos conteúdos e, principalmente, a implementação do currículo. Tensões e conflitos na construção curricular foram identificadas, assim como a interdependência entre as dimensões do currículo. Assim, transforma-se o professor pela interferência do currículo oficial e transforma-se o currículo pela ação do professor.