O debate -ainda pertinente- sobre as relações de gênero na Educação Física
Por Tânia Mara Vieira Sampaio (Autor), Junior Vagner Pereira da da Silva (Autor), Ioranny Raquel Castro Sousa (Autor), Walney da Silva Xavier (Autor), Gislane Ferreira de Melo (Autor).
Resumo
A análise das relações de gênero na Educação Física não é novidade. Porém, as pequenas mudanças observadas justificam a reelaboração do problema. O objetivo desta investigação foi avaliar a forma de estruturar as aulas, a percepção dos professores sobre o comportamento dos estudantes, e analisar as estratégias utilizadas em uma ação positiva sobre o tema. O estudo foi do tipo combinado descritivo/exploratório, no qual participaram dez professores de Educação Física da Educação Pública do Distrito Federal que trabalham na educação primária. Os resultados apontam à necessidade de seguir questionando a percepção dos professores e estudantes de Educação Física por este ser um espaço privilegiado para a construção da corporeidade, tendo potencial para reinventar as relações de gênero.