Resumo

Introdução: Atualmente é comum os jovens praticantes de esportes terem seu primeiro contato com a modalidade em ambientes de prática estruturados, com mediação de um(a) professor(a)/treinador(a). No futebol, o processo de vivência e ensino deve ser pautado no jogo, predominantemente por meio de um contexto emocional de aprendizagem. Aquino e Machado (2022) propõem uma classificação dos jogos, sendo eles: i) jogos fundamentais, ii) jogos conceituais, iii) jogos específicos, iv) jogos contextuais, v) jogos oficiais, os quais são diferenciados pela sua intencionalidade. Embora não sejam caracterizadas pelo jogo, as atividades de suporte (exercícios analíticos de força, por exemplo) também foram consideradas. Objetivo: Classificar e analisar as tarefas aplicadas no período pré-competitivo de treino de uma equipe da categoria sub-17. Desenvolvimento: Na criação dos treinos, o planejamento, a descrição e o desenho dos exercícios eram realizados em conjunto pela comissão técnica. Após a sessão de treino, havia uma reunião para direcionamento do planejamento das tarefas do dia seguinte, bem como a realização de eventuais ajustes na descrição dos exercícios de treino realizado. Neste relato, foram revisitados os arquivos descritivos referente aos quatro microciclos iniciais do período pré-competitivo e classificados de acordo com a intencionalidade da comissão técnica na tarefa. Num total de 43 exercícios, 14 foram classificados como conceituais (32,56%), 10 como jogos específicos (23,25%), 9 atividades de suporte (20,9%), 7 como contextuais (6,98%), 5 como fundamentais (11,62%) e 2 jogos oficiais (4,65%). Os relatos apontados pela comissão técnica sugerem que a utilização de jogos conceituais e específicos, combinados com atividades de suporte, permitem uma rápida assimilação dos conceitos de jogo da equipe. Sugestões: Através deste relato de experiência, é possível apontar para os tipos de jogos utilizados no período pré-competitivo, em especial os conceituais e específicos, como eficazes para o desenvolvimento e a assimilação das ideias de jogo da equipe.