O Discurso dos Professores dos Cursos de Licenciatura em Educação Física de Macapá: Decodificando Determinantes da Formação de Professores
Por Cleyton Pinheiro Monteiro (Autor), Elisane Menezes de Melo (Autor), Paulo Magalhães Monard Nascimento (Autor), Marcio Romeu Ribas de Oliveira (Autor), Kátia de Nazaré Santos Fonsêca (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
A pesquisa, com a temática Formação Profissional em Educação Física (EF), trouxe como problemática a indagação: os Cursos de Licenciatura em EF oferecidos nas Instituições de Ensino Superior (IES), em Macapá, desenvolvem um processo formativo pautado nas novas orientações pedagógicas da EF escolar? No estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes das IES que oferecem curso de licenciatura em EF, na cidade de Macapá, relativo à composição do itinerário formativo de sua respectiva instituição e sobre questões fundamentais no trato da EF enquanto prática pedagógica, componente obrigatório da Educação Básica. Tratou-se de uma pesquisa Qualitativa, apoiada no método Dialético e referenciada basicamente em Darido (2008), Marques (2003), Nunes (2008), Pires (2006), Silva (2002) e Orlandi (2002). Quatro IES, de Macapá, que oferecem o Curso de EF, representaram o locus da pesquisa e os sujeitos informantes foram dois docentes de cada uma das IES pesquisadas. Os instrumentos adotados foram Questionário e Entrevista Semi-Estruturada. A partir da interpretação dos discursos dos docentes das IES, resultou a constatação de inúmeras contradições, inconsistências teóricas e heranças de práticas tradicionais que outrora legitimavam a EF na escola, mas que certamente não mais conseguem dar conta das atuais exigências colocadas à formação do professor de EF.