Resumo

A pesquisa, com a temática Formação Profissional em Educação Física (EF), trouxe como problemática a indagação: os Cursos de Licenciatura em EF oferecidos nas Instituições de Ensino Superior (IES), em Macapá, desenvolvem um processo formativo pautado nas novas orientações pedagógicas da EF escolar? No estudo objetivou-se analisar o discurso dos docentes das IES que oferecem curso de licenciatura em EF, na cidade de Macapá, relativo à composição do itinerário formativo de sua respectiva instituição e sobre questões fundamentais no trato da EF enquanto prática pedagógica, componente obrigatório da Educação Básica. Tratou-se de uma pesquisa Qualitativa, apoiada no método Dialético e referenciada basicamente em Darido (2008), Marques (2003), Nunes (2008), Pires (2006), Silva (2002) e Orlandi (2002). Quatro IES, de Macapá, que oferecem o Curso de EF, representaram o locus da pesquisa e os sujeitos informantes foram dois docentes de cada uma das IES pesquisadas. Os instrumentos adotados foram Questionário e Entrevista Semi-Estruturada. A partir da interpretação dos discursos dos docentes das IES, resultou a constatação de inúmeras contradições, inconsistências teóricas e heranças de práticas tradicionais que outrora legitimavam a EF na escola, mas que certamente não mais conseguem dar conta das atuais exigências colocadas à formação do professor de EF.

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