Resumo

Este estudo objetivou investigar como uma intervenção com treinamento mental (imaginação) afetaria o desempenho de jogadores de tênis juniores brasileiros em duas situações distintas do saque no tênis de campo: (1) saque sem precisão e (2) saque com precisão. A investigação seguiu delineamento quase-experimental com pré e pós-teste e grupo controle. Os dados foram coletados de uma amostragem de 46 sujeitos, jogadores de tênis de campo, do sexo masculino, com idade entre 14 a 16 anos e média de 15,06 ± 0, 83 anos, registrados na Federação Paranaense de Tênis. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: Grupo controle (G1), 22 sujeitos que participaram apenas do treinamento de aprimoramento da técnica do saque e Grupo Experimental (G2), composto por 24 sujeitos, os quais participaram do treinamento da técnica e aplicação da intervenção da imaginação. Para analisar os dados foi usada uma ANOVA fatorial para medidas repetidas (2x2x2), P<0,05. Os resultados demonstraram melhora do grupo experimental no desempenho do saque na situação saque sem precisão, após a intervenção da imaginação. Já, a situação de precisão o resultado não foi significativo, demonstrando a efetividade da intervenção com treinamento mental (imaginação) na autoconfiança somente na situação que não requereu ação com precisão motora. Conclui-se que, a imaginação é um método eficiente para melhoria do desempenho no saque do tênis de campo, e deve ser aplicada de maneira especifica para cada situação, principalmente aquela com maior demanda de fatores a serem considerados no desempenho.

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