O Ensino da Ginástica nas Aulas de Educação Física em Uma Escola Pública de Macapá/ap: Realidades Vividas Através do Projeto de Intervenção do Pibid
Por Carlos Wagner Ferreira Farias (Autor), Danylo José Simões Costa (Autor), Kaléria Nayara Leandro Santos (Autor), Marcia Kelly Fonseca da Costa (Autor), Cássia Hack (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este estudo tem como objetivo descrever e analisar a prática pedagógica na ginástica como conteúdo de intervenção escolar através de um projeto institucional, bem como, a necessidade e importância deste conteúdo nas aulas de Educação Física. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso, com estudantes e funcionários de uma escola pública, localizada em uma comunidade quilombola de Macapá - Amapá. Os dados coletados por meio de observação, notas de campo e entrevistas foram discutidos com o levantamento teórico que subsidia o conteúdo de ginástica nas aulas de Educação Física a partir da análise do discurso. Os resultados discutidos indicaram que são grandes os desafios enfrentados na inserção da ginástica nas aulas de educação física, mas que a maioria dos entraves são possíveis de serem superados por meio de ações que priorizam o processo de ensino-aprendizagem.