Resumo

Esse artigo analisa a abordagem dos conhecimentos históricos das modalidades esportivas em 23 currículos estaduais brasileiros (anos finais do ensino fundamental) publicados entre 2005 e 2015, investigando a sua presença, temas mais indicados e quais as referências conceituais e/ou procedimentos para o seu ensino. O estudo é uma pesquisa qualitativa na qual foram selecionadas as prescrições presentes nos documentos que fazem referência ao ensino da temática em questão. Os principais resultados apontam que: 1) 15 currículos prescrevem o ensino da história das modalidades esportivas; 2) Os currículos do Paraná, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul e Espírito Santo assumem referências conceituais e/ou apontam procedimentos para o ensino dos conhecimentos históricos das modalidades esportivas; 3) Os temas de ensino mais frequentes são a origem das modalidades e suas “mudanças no transcurso do tempo”; 4) Os currículos de Goiás, Pernambuco e Amazonas são os únicos que indicam temas de ensino específicos, respectivamente, a história da participação feminina no esporte, dos Jogos Olímpicos e da Educação Física na região Norte. Diante dos dados encontrados percebe-se que as prescrições em questão ainda se encontram limitadas temática e conceitualmente, apesar de consolidadas nos currículos investigados, dificultando sua materialização no contexto da quadra de aula.

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